Intervenção Social

A União das Freguesias do Cacém e São Marcos conta com uma equipa técnica multidisciplinar que procura consolidar projetos já implementados, definir prioridades e identificar novas oportunidades de intervenção, que vão de encontro às necessidades desta população.

Esta equipa rege-se pelo princípio da subsidiariedade, trabalho em parceria, inclusão social, desenvolvimento, inovação e qualidade na intervenção.

CONHEÇA OS PROJETOS DE APOIO SOCIAL NA FREGUESIA

Com o objetivo de minimizar as vulnerabilidades sociais existentes, de promover a melhoria da qualidade de vida da população e contribuir para o desenvolvimento local são dinamizados os seguintes programas/projetos:



APOIO ALIMENTAR

No âmbito do Apoio Alimentar a resposta da autarquia divide-se em dois projetos:

Intervenção Social
Programa - POAPMC – promovido por fundos da União Europeia, o Programa de Apoio Alimentar aos mais carenciados visa atenuar a privação alimentar grave, com o intuito de proporcionar condições de vida mais condignas às pessoas em situação de grande carência. Este programa prevê também intervenção com as famílias, para além da distribuição dos géneros alimentares. As famílias beneficiárias deste programa têm medidas de acompanhamentos como o atendimento social, visitas domiciliárias, sessões formativas e informativas que se revelem úteis para o percurso de autonomização e capacitação.
Intervenção Social
Micromercado Social – resposta alimentar de carácter imediato e urgente, para cidadãos não enquadrados em respostas de apoio alimentar mais efetivas.
Este projeto insere-se numa política de combate ao desperdício alimentar, beneficiando de doações de superfícies comerciais, na área alimentar. Produtos com prazo de validade mais curto ou embalagem não vendável (sem comprometer a sua qualidade) representam uma mais-valia, pela sua variedade na composição dos cabazes entregues diariamente a quem deles mais necessita.


KITS DE HIGIENE PESSOAL E DOMÉSTICA

Distribuídos no micromercado social, visam dar resposta a outra necessidade de primeira ordem- higiene pessoal e doméstica, cujos agregados familiares, em condição de grande carência económica não conseguem adquirir.


BANCO DE AJUDAS TÉCNICAS

Destina-se ao empréstimo gratuito à população da freguesia de equipamentos de apoio a cidadãos com deficiência ou incapacidade, idosos e outros, que temporária ou definitivamente deles necessitem, sendo meios indispensáveis à integração ou melhoria de funcionalidade de vida.


ENCAMINHAMENTO JURÍDICO

Consultas de informação jurídica através de parceria com a Ordem dos Advogados. Mediante marcação prévia, funciona uma vez por semana.


REDE SOCIAL

A Rede Social tem como enquadramento legal a Resolução do Conselho de Ministros n.º 197/97 de 18 de novembro, regulamentada pelo Decreto-Lei n.º 115/2006, de 14 de junho. Pretende fomentar uma consciência colectiva e responsável dos diferentes problemas sociais e incentivar redes de apoio social integrado de âmbito local. A Rede Social tem uma estratégia que se baseia num trabalho planeado, feito em parceria, visando racionalizar e trazer maior eficácia à acção das entidades públicas e privadas que actuam no mesmo território.

A Rede Social corporiza-se nos CLAS- Conselhos Locais de Acção Social e CSF- Comissões Sociais de Freguesia.

A Comissão Social da União das Freguesias do Cacém e São Marcos foi constituída a 2 de julho de 2014; desta funcionam duas comissões especializadas de conteúdo temático, de apoio alimentar e apoio técnico.

TITLE

Partilhe em