No dia 29 de setembro, a rede de Empregabilidade de Sintra organizou um encontro para refletir sobre o estado atual da empregabilidade no concelho de Sintra e sobre os desafios que se colocam a empregados e empregadores, procurando assim encontrar novas estratégias de empregabilidade, que respondam às necessidades das pessoas e dos empregadores.

Encontro desenvolver Sintra: empregabilidade e desenvolvimento local

No período da manhã várias entidades partilharam informações, constrangimentos e soluções. O IEFP de Sintra, espelhou a realidade no Concelho, apresentando os números do desemprego e as áreas onde se enquadram maiores percentagens de desempregados.

A Associação Empresarial de Sintra, em representação dos seus associados, convidou o Leroy Merlin para apresentar as suas boas práticas e a Associação de Turismo de Sintra para falar das dificuldades que o setor do turismo enfrenta ao nível da contratação de pessoal.

A PWC consultores, fez uma abordagem global das tendências da empregabilidade e da necessidade de reinvenção por parte das empresas e dos candidatos a emprego.
A Fundação Aga Khan, a partir da experiência retirada do projeto das Incubadoras Sociais de Emprego, apresentou a visão dos desempregados, os constrangimentos, os impeditivos e os fundamentos que os levam a recusar algumas ofertas de emprego.

Por fim a Câmara Municipal de Sintra, na pessoa do Sr. Vereador Eduardo Quinta Nova, apresentou alguns programas de apoio e incentivo ao emprego, ressaltando o projeto Bytes4Future, destinado a jovens NEET e outras medidas implementadas, que visam apoiar os munícipes na resolução de alguns dos constrangimentos que os impedem de se candidatar a algumas vagas de emprego.

Durante a tarde, os participantes das várias áreas (empregadores, técnicos do setor social, IEFP e técnicos dos gabinetes de inserção profissional) reuniram-se em pequenos grupos para, em conjunto, procurarem soluções e estratégias de ação para impulsionar a contratação em 5 grandes áreas prioritárias previamente identificadas, nomeadamente construção civil, restauração, trabalho com idosos, indústria e hotelaria.

A União das Freguesias esteve representada pelos vogais António José Pinto e Isabel Bugalho e pela técnica do GIP, Dr.ª Sofia Silvério.

Encontro desenvolver Sintra: empregabilidade e desenvolvimento local