Informação - Poda e abate de eucaliptos na Av. do Brasil, em São Marcos, junto à rede elétrica de média tensão

A Câmara Municipal de Sintra, em estreita colaboração com a E-Redes, procedeu ao abate e poda do alinhamento de eucaliptos no espaço adjacente à Av. do Brasil, em S. Marcos atendendo ao risco que a sua proximidade com a rede de distribuição elétrica de Média Tensão, e que, em conjunto, apresentam diversos riscos para a pessoas e animais.

No decorrer da manutenção das Faixas de Gestão de Combustível nas áreas de servidão das linhas elétricas, a E-Redes informou a Câmara Municipal de Sintra que considerava necessário o abate de todas as árvores, dada a sua localização próxima da referida rede elétrica de média tensão.

Sempre em colaboração com a E-Redes, a Câmara de Sintra assumiu para si a manutenção do alinhamento arbóreo, por forma a não ser feito um abate total destas árvores, mas sim o controlo do risco, com as seguintes intervenções:

» O abate dos exemplares arbóreos assinalados pela E-Redes como prioritários e em risco e, ainda, o abate de varas e dos exemplares que se encontram em estado de decrepitude ou mortos;
» A poda e manutenção para elevada redução da copa dos restantes exemplares arbóreos no mesmo alinhamento.

Deste modo, até à primeira quinzena de junho, decorrem os trabalhos de arboricultura no alinhamento de exemplares arbóreos (eucaliptos) do espaço ajardinado adjacente à Av. do Brasil, em S. Marcos, visando garantir uma distância de segurança aos cabos elétricos, para que não haja risco de eletrocussão e consequente risco de morte para pessoas e animais que se encontrem nas imediações dos eucaliptos e, adicionalmente, evitar qualquer ignição que possa provocar um incêndio.

Sintra, 19 de maio de 2023