A União das Freguesias do Cacém e São Marcos no âmbito do pelouro da Ação Social, tem vindo a desenvolver iniciativas que vão ao encontro das necessidades da população sénior da freguesia.

Viver Cacém e São Marcos "Mês Sénior 2023" - A importância do envelhecimento ativo e saudável

Em outubro, os cidadãos mais idosos da freguesia voltam a ser o centro das atenções, com um mês dedicado a si.
A iniciativa "Mês Sénior 2023" será uma das formas que esta autarquia encontra, a par das medidas sociais que preconiza nesta área, de minimizar a alienação social a que este grupo etário está sujeito muitas vezes no seio da sua família, da sua comunidade e na sociedade em geral.

O Programa do Mês Sénior, que antes de mais pretende sensibilizar a comunidade em geral para a plena integração social dos mais idosos, tem como objetivo estimular a vida ativa e quebrar o ciclo de solidão e isolamento que tantas vezes acompanha o idoso no seu quotidiano incentivando à participação na vida da comunidade, numa perspetiva de valorização do envelhecimento ativo, através de atividades de animação, saúde e bem-estar, informação e de convívio destinadas à população idosa da freguesia, com idade igual ou superior a 60 anos.

Saúde e Bem-estar | Informação | Animação

Saúde e Bem-estar
"Valorize a sua Saúde!"
Rastreios e Ação de Sensibilização sobre a Importância da Vacinação
Dias 12 e 13 de outubro | 09h30
Locais: Salão Paroquial da Igreja do Cacém e Centro Carlos Paredes em São Marcos

Caminhada "À Descoberta da Vila de Sintra"
Dia 20 de outubro | 09h00
Ponto de Encontro: Estação de comboios do Cacém

"Idosos em Segurança"

Ação de Sensibilização | Burlas e Roubos
Dia 18 de outubro | 09h30
Local: Centro Carlos Paredes em São Marcos

Animação
Oficina Sénior "Acordar Sentidos"
Oficina de Expressão Plástica "O que é ser Velho"
Dias 17 e 24 de outubro | 15h00
Local: Centro Carlos Paredes em São Marcos

"Matiné Dançante"
Almoço Convívio seguido de Tarde Dançante
Dia 26 de outubro | 12h00
Local: Restaurante LIV Beato em Lisboa

As inscrições/ informações podem ser efetuadas nas seguintes instalações da União das Freguesias:
Loja do Cidadão no Cacém e no Centro Carlos Paredes - Lúdico, Cultural e Desportivo de São Marcos.
Tel.: 938 540 281/ 210 131 931
* vagas limitadas

Junte-se a nós! Inscreva-se já!